Saudações:

Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.

segunda-feira, 5 de março de 2012


Tengu (天狗)

É um criatura fantástica do folcore japones, uma espécie de duende cujas lendas possuem traços tanto da religiã budista quanto xintoista. Habitam florestas e montanhas. O traço físico mais marcante dos Tengu são seus longos narizes. A maioria deles também possui barba. Alguns Tengus têm cabeças de pássaro; estes eram tidos como grandes artistas marciais.
Acredita-se que possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma, ventriloquismo e a habilidade singular de penetrar no sonho dos mortais. O Tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem. Eles gostam de pregar peças em sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, as autoridades que usam seu poder ou sabedoria para adquirir fama e os samurais que se tornavam arrogantes. Algumas fontes consideram que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento é que se tornavam Tengu, ao reencarnar. Os Tengu antipatizam com aqueles que contrariam as leis do Dharma.
Tengus eram desenhados de duas formas diferentes:
Os karasu tengu: com o corpo humanóide, mas uma cabeça de corvo.
Os konoha tengu: com feições humanas, mas dotados de asas e longos narizes. Os konoha tengu eram representados às vezes carregando uma pena. Máscaras representando seus rostos eram muito usadas em festivais.
O nome Tengu quer dizer cão do paraíso e possui um equivalente na  mitologia chinesa, o Tien Kou (cão celestial). A origem das lenda dos Tengu datam do sec. VI, logo após o início da expansão do budismo no Japão através de influência da Coréia e da China. Eram particularmente fortes nos arredores do Monte Kurama, onde acreditava-se que ficava a morada de Sojobo, o rei dos Tengu. As lendas que contam a história do guerreiro Minamoto no Yoshitsune relatam que ele foi aluno do Rei dos Tengu, que teria lhe ensinado habilidades mágicas de esgrima. Existem histórias que descrevem encontros entre Tengu e personagens históricos verídicos como o daimyo  Kobayakawa Takakage, que teria conversado com um outro rei dos tengu ao pé do Monte Hiko. Séculos depois, os Tengus começaram a ser considerados formas das divindades xintoístas que guardavam as montanhas.
O papel dos tengu foi mudando drasticamente ao longo do tempo. Em algumas épocas eram tidos como ladrões de crianças, enquanto no período edo orava-se aos Tengu para que ajudassem a encontrar crianças perdidas. Foram considerados também guardiões de templos.
Ainda durante o período edo, os Tengu eram o tema de várias pinturas no estilo ukiyo-o, nas quais seus longos narizes recebiam uma conotação ora cômica, ora sexual.
Tengu também é um monstro do jogo Ragnarok, onde ele apresenta as características de um "konoha tengu", não demonstra nenhuma das habilidades descritas acima, porém é um bom resgate da cultura nipônica.
Mais recentemente, Tengu apareceu como um montro do jogo adventure quest words, onde ele novamente apresenta caracteristicas de um "konoha tengu", novamente não possui nenhuma das habilidades descritar acima, sua aparição se deve ao fato de um dos donos da empresa ter feito uma viagem ao japão.
E ainda, Tengu aparece como boss [ultimo adversário] no jogo DOA2.
 Aya shameimaru é uma tengu fotógrafa em forma de garota na série de jogos touhou project Algumas vezes representada com asas de corvo, Aya vive numa montanha e carrega um leque capaz de criar poderosas rajadas de vento. Assume-se que moniji inubashiri, outra garota da série, também seja uma tengu.
Ele tambem aparece com Tenguman em Megaman Battle Networ 6 Falzar, ele é um jogador.
Um tengu aparece em Hitorys Strongest Disciple Kenichi.
No Jogo Eve online, Tengu é o nome dado a uma espaçonave de terceira geração da classe Cruiser.

Aparecem no filme Mighty Morphy Power Rangers - The movie, desenhados por Joseph Porro.
Um Tengu aparece também, na série de mangá Rosário to Vampire, retratado com uma mascára Tengu, que esconde seu rosto exatamente igual à mascára. No mangá, não é retratado com asas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário