Saudações:

Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.

terça-feira, 10 de abril de 2012

46ª edição do Hanamatsuri deve atrair multidão ao bairro da Liberdade

A Federação das Escolas Budistas do Brasil, a Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni, a Aliança Feminina Budista do Brasil e a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal) realizam nesta semana, a 46ª edição do Hanamatsuri – Festa das Flores – e a comemoração aos 2636 anos de nascimento do Buda “Xaquiamuni”, na Praça da Liberdade.
O ponto alto da festa acontece no sábado (14), com a realização da Cerimônia Budista celebrada na Praça da Liberdade, onde será montado um palco a partir das 10 horas. Em seguida ocorre o cortejo solene do “elefante branco” carregando a imagem do Buda Criança, com a participação de diversas escolas infantis e acompanhamento de grupo musical, outro destaque do festival.
Nesta data as crianças estarão vestidas tipicamente a caráter conforme a ocasião, representando através de seus trajes, as deusas do céu e da terra, pois segundo a lenda, o nascimento do Buda estas deidades vieram cortejá-lo, e o “elefante branco” que leva o Buda representa uma preciosidade única.
O cortejo solene partirá da Praça da Liberdade, percorrendo a Rua Galvão Bueno, Rua Américo de Campos até a Avenida Liberdade nº. 365, sede da Acal.
 Em São Paulo, o Hanamatsuri é comemorado tradicionalmente na Praça da Liberdade e um altar é ornamentado com flores naturais, chamado “Hanamidô”, simbolizando o jardim onde o Buda nasceu que abriga em seu interior a imagem de Buda. Homenageia-se o Buda, espargindo sobre sua imagem chá adocicado (amá-chá), lembrando seu nascimento, que de acordo com a lenda, uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. As flores desabrocharam e do céu caiu umasuave chuva de néctar, simbolizada pelo chá adocicado.
Conforme a crença popular, as pessoas que assim homenageiam são abençoadas e podem ter seus pedidos atendidos. Durante a semana de comemorações, não apenas fiéis budistas, mas o público em geral sobe ao palanque na Praça da Liberdade, saudando o Buda pelo seu nascimento.
46ª Edição Hana Matsuri – Festa das flores (Aniversário de Buda Xaquiamuni)
Onde: Praça da Liberdade.
Datas: 09, 10, 11, 12, 13 e 14 de Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário