Saudações:

Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.

domingo, 28 de agosto de 2011

Eihei Dogen.

Eihei Dogen - O Patriarca da Escola Soto Zen do Japão
Dogen Kigen, Conhecido como Eihei Dogen Sama por causa de um templo, o Eihei-ji, ou Templo da Eterna Paz, viveu de 1200 à 1253 e foi provavelmente uma das mais brilhantes mentes que o budismo japonês já produziu. Mestre magnânimo que viveu profundamente o que ensinou, Dogen procurou emancipar os homens dos grilhões da avareza, do ódio e da ilusão, ensinando-os a viver uma existência verdadeiramente significativa baseada unicamente no caminho de Buda, e nunca procurou formular um sistema de pensamento especulativo.
O Shobogenzo, que consiste de 95 capítulos, foi escrito num período de 25 anos e concluído pouco antes de sua morte. Nele Mestre Dogen trata de assuntos tão simples e aparentemente corriqueiros como a maneira precisa de praticar a higiêne na vida monástica, e outros de tão alta metafísica como a relação do tempo e do ser com a prática da iluminação.
Toda a forma de expressão de Mestre Dogen é singular, e pode sem dúvida alguma ser atribuída à qualidade de sua iluminação, que muitos afirmam ser uma das mais penetrantes do Budismo, assim como sua mente naturalmente brilhante e altamente criativa. Nos círculos Budistas mais eruditos, diz-se que os capítulos mais difíceis do Shobogenzo são a Montanha Fuji do Budismo Zen e aqueles que conseguem chegar ao seu pináculo tem que ter aberto o olho do Dharma.
Mestre Dogen nasceu em Kimata (Tóquio - Japão), filho de família aristocrática, contava somente com três anos de idade quando viu falecer seu pai e apenas oito anos quando também viu sua mãe falecer. Durante o funeral materno, consumido em pranto e dor, ao observar a fumaça do incenso elevar-se, percebeu claramente a natureza impermanente de todos os fenômenos. Neste exato instante decidiu dedicar sua vida à busca do caminho de Buda, conforme era a vontade de sua mãe.
Com o falecimento de seus pais, o pequeno Dogen ficou sob a custódia de um tio. Ao chegar a idade de 12 anos, solicitou autorização para seguir vida monástica, conforme tinha sido sua decisão nos funerais de sua mãe. Apesar de alguma relutância, pois seu tio pretendia introduzir Dogen na política, ao perceber a força de vontade e firme determinação daquele jovem órfão acabou por conceder a autorização. Mestre Dogen recebeu finalmente os preceitos e a ordenação de monge budista. E assim iniciou um caminho que só traria benefícios para o mundo.
Eihei Dogen era um jovem naturalmente inteligente e estudioso, no decorrer de sua prática monástica leu repetidamente os textos e sutras, tanto da escola Tendai como os da escola Rinzai. Não obstante ter se tornado um profundo conhecedor da doutrina budista, Dogen Sama permanecia com uma dúvida que o atormentava. "Se é ensinado que todos os seres possuem a natureza de Buda, porque é necessário buscar o despertar através da intensa prática". Atormentado por esta dúvida e não conseguindo encontrar explicações convincentes, resolveu viajar a China em busca do conhecimento original.
Em fevereiro de 1223, partiu do Japão acompanhado de seu professor, Monge Myozen rumo à China. Após uma perigosa e árdua viagem, aos primeiros dias de abril chega a China.
Dogen Sama começou a visitar todos os templos e mosteiros possíveis. Efetuando entrevistas com vários mestres renomados e monges veteranos. Viajou ao Monte Tendo e praticou exaustivamente, porém suas dúvidas continuavam. Ao mesmo tempo em que estudava com outros professores, sentia-se um pouco decepcionado com o nível de compreensão espiritual dos monges com quem travara contato, mas mesmo assim continuava a procurar.
Certo dia, sabedor que no Monte Tendo, havia chegado um novo Mestre de nome Nyojo que tinha assumido o mosteiro em razão da morte do antigo Mestre de nome Musai, decidiu retornar aquele Templo para conhecer o novo Mestre e quem sabe ter respondida a sua pergunta.
Quando se encontraram, imediatamente, Dogen Sama reconheceu no Mestre Nyojo o professor que tanto buscava e, Mestre Nyojo em Dogen Sama o discípulo que tanto ansiava encontrar.
Uma certa noite, durante à prática do zazen, um monge que praticava ao lado de Dogen Sama dormiu. Mestre Nyojo, percebendo o deslize do discípulo, bateu-lhe com uma de suas sandálias ao mesmo tempo em que gritava - "Abandona o corpo e o espírito". Neste momento, às dúvidas de Dogen Sama desapareceram totalmente. Ao término do zazen, dirigiu-se a habitação do mestre e após queimar incenso, ajoelhou-se.
- Para que isto? Perguntou Mestre Nyojo.
- O corpo e a mente foram abandonados, respondeu Dogen Sama.
Percebendo que a compreensão de Dogen Sama havia sido absoluta, Mestre Nyojo, confirmou seu despertar.
Dogen Sama, permaneceu mais dois anos praticando junto ao Mestre Nyojo. Quando se preparava para voltar ao Japão, Nyojo lhe concedeu o "Selo da Transmissão" e lhe disse:
"- Quando chegares ao teu país, trabalha pela iluminação de todas as criaturas da terra." Após o que lhe entregou o O-Kesa (Manto Sacerdotal) que havia pertencido ao Mestre Fuyo Dokai.
Ao chegar ao Japão, Dogen Sama iniciou um duro trabalho para introduzir o autêntico Dharma Budista, tal como havia aprendido com seu mestre. Sua primeira obra escrita foi o Fukanzazengui (Instruções para a difusão universal dos princípios do zazen). No ano de 1244, funda o que seria o centro mundial da Escola Soto Zen, o Monastério Eiheiji (O Templo da Paz Eterna). No ano de 1253, após nomear seu discípulo Monge Koun Ejo como seu sucessor, morre na noite de 28 de Agosto, deixando para o benefício de todos os seres, uma das formas mais refinadas e autênticas do Dharma de Buda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário