Existe uma cidade no Siri Lanka chamada de Potaraka que
significa Porto de Avalokitesvara (Kanzeon).
Tradicionalmente é dito que Kanzeon se manifesta nesse mundo
através de 33 aspectos, neste mister, é importante ressaltar que no budismo, o
número 33 representa o infinito, querendo dizer que kanzeon pode adquirir um
número infinito de manifestações em sua missão de salvar todas as existências.
Kanzeon se situa além do mundo humano. Seu poder e sua
compaixão abarcam todo o universo.
Kanzeon pode tomar a forma de um homem ou de uma mulher, de
uma criança ou de um animal. Como é o amor universal que move o universo,
kanzeon se manifesta como for preciso a fim de ajudar a quem precisa. Há quem
diga que Maria, mãe de Jesus foi uma de suas manifestações, mas isso é conversa para outro dia.
Eihei Dogen, o Ancestral Maior de nossa tradição escreveu:
“A cor da montanha,O som do vale,
São a voz e a manifestação
De Budha Shakyamuni”.
A dificuldade de entendimento surge quando tentamos
enquadrar Kanzeon em nossas categorias de entendimento pessoais. Se olharmos
com mais atenção o poema de Dogen, perceberemos que ele não limita a sua fé,
declara que tudo é Natureza-Budha. Dogen Zenji tinha grande fé em Kanzeon,
quando o templo Eiheiji foi construído, já existia nessa montanha um templo em
homenagem a Kanzeon, que ele ia visitar regularmente.
Na nossa tradição Kanzeon é um Bodisatva muito importante,
tanto que o mestre Kodo Sawaki dizia: “Minha fé é dirigida a Kanzeon”.
O mantra de kanzeon é: Namu kanzeon Bosatsu – “Namu” significa crer, venerar, respeitar completamente. Nos países asiáticos todos professam grande devoção a kanzeon e, muitas são as histórias que falam de seu poder maravilhoso.
O mantra de kanzeon é: Namu kanzeon Bosatsu – “Namu” significa crer, venerar, respeitar completamente. Nos países asiáticos todos professam grande devoção a kanzeon e, muitas são as histórias que falam de seu poder maravilhoso.
Eis aqui uma delas:
Na época da revolução de Mao, um homem chamado Jogi muito
ajudou o imperador, por causa disso acabou sendo detido pelos revolucionários
Suas mãos, pés e cabelos foram amarrados em uma pequena árvore. Foi torturado e
condenado à morte. Tomado de grandes dores, certo de que iria ser executado,
passou a recitar o mantra de Kanzeon, da qual era devoto. Namu kanzeon Bosatsu,
assim o fez durante horas. Algum tempo depois, cansado, dormiu. Teve um sonho
em que um monge aparecia e lhe dizia para acordar, pois esse momento era muito
importante para ele. Despertou de imediato e, percebeu que todos os guardas
dormiam, também não sentia nenhuma dor provocada pela tortura e as cordas que o
estavam aprisionado estavam soltas. Fugiu e não foi recapturado. Os poderes de kanzeon são infinitos.
Outra história:
Numa certa cidade do Japão existe uma imagem de Kanzeon
segurando uma cesta cheia de peixe. Essa imagem se refere a uma história
antiga.Conta-se que uma bela jovem, saia todas as manhãs para o mercado vender os peixes que seu pai pescava. Todos os jovens da cidade eram fascinados por sua grande beleza e educação.
Muitos já lhe haviam proposto casamento, mas ela sempre recusava a todos. Até que um dia, lhe disse que só se casaria com aquele que conseguisse recitar completamente o Kannon Gyo (sutra de Kanzeon).
Todos os jovens da cidade, aprenderam a recitar o sutra, porém somente aquele que o recitou com mais fé foi o escolhido. O casamento foi um dos acontecimentos mais importantes da cidade, com tudo que tem direito, festa, música e dança.
Assim que acabaram as homenagens, o noivo ao entrar no quarto do casal encontrou morta sua esposa. Sua tristeza foi imensa. Os anciãos da cidade disseram que a jovem era seguramente uma manifestação de kanzeon, que aparecera para divulgar o Sutra.
Seu corpo foi cremado e construíram uma estupa para lhe prestar homenagens. Essa estupa, mais tarde se converteu no Templo Asakusa Kannon em Tókio.
Templo Asakusa Kannon
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