Parte 15.
“Perfeito em poderes sobrenaturais, praticando amplamente com sabedoria e tato.
Nas terras do universo não há um lugar onde não se manifeste”.Kannon se manifesta em todos os lugares, até porque o conceito de nação pertence ao domínio político, a verdadeira religião se situa além das fronteiras e das nacionalidades. Nascemos num certo país, num certo bairro em razão de nosso karma, mas esse karma não é extático, pode ser alterado.
O mundo não é capitalista, comunista, nem de homens ou
mulheres. O universo inclui tudo isso e muito mais. Kannon pode aparecer em
qualquer lugar em qualquer situação e no corpo de qualquer um.
Kannon é o Bodisatva que impulsionado por uma universal
compaixão atua em todos os lugares desde os mais longínquos até os mais
badalados.
Diz o sutra: “...se existirem seres viventes na terra que
precisem de alguém sob a forma de um Budha de modo a serem salvos, o Bodhisattva
Contemplador dos Sons do Mundo manifesta-se imediatamente no corpo de um Buddha
e prega a Lei para eles. (...) Se precisarem de um ouvinte para ser salvo,
imediatamente ele se torna um ouvinte e prega a Lei para eles. (...) Se
precisarem de um ser celestial para ser salvo, imediatamente ele se torna um
ser celestial. Se precisarem de um rei piedoso para ser salvo, imediatamente
ele se torna um rei piedoso. Se precisarem de um monge ou de uma monja, de um
leigo ou de uma leiga para serem salvos, imediatamente ele se torna um monge ou
uma monja, um leigo ou uma leiga e prega a Lei para eles.”.
“Todos os estados negativos da existência, inferno, fantasmas, animais. Sofrimentos de nascimento, velhice, doença e morte. Todos gradativamente serão terminados!”
Quando observamos o nosso comportamento verificamos que
temos uma tendência dominante: Uns são coléricos, outros orgulhosos, outros
invejosos e assim por diante. Qualquer que seja a emoção dominante, ela
envenena a existência. Os "viciados" do desejo não podem entrar num
shopping sem se sentirem frustrados, por não possuírem dinheiro suficiente,
enquanto que para os "viciados" da agressão o meio ambiente é
ameaçador e destrutivo, já para o fofoqueiro se alguém fala baixo está falando
dele.
Pela repetição das ações, as tendências reforçam-se e as
percepções especializam-se. Ao longo de nossos dias, encontramos pessoas com os
quais é difícil a comunicação, embora morem, trabalhem e estudem no mesmo
lugar. Às vezes essas diferenças são tão acentuadas que chega-se ao ponto em
que qualquer tipo de relacionamento se torna impossível. Nesse ponto o fosso
que nos separa é tal que as percepções começam a pertencer a mundos diferentes.
A tradição budista fala de seis mundos. Podemos compreender estes mundos de duas maneiras.
A tradição budista fala de seis mundos. Podemos compreender estes mundos de duas maneiras.
No nível básico são meios ambientes particulares onde seres
de karma parecidos se encontram, partilhando, graças à semelhança do seu karma,
as mesmas percepções do mundo. Assim, se fosse possível que um semideus se
encontrasse acidentalmente no inferno, como esse tipo de ambiente não
corresponde à sua ressonância kármica, ele não veria o mesmo que os seres do
inferno.
As mesmas percepções partilhadas por pessoas de níveis diferentes não lhes confere um caráter objetivo de realidade. As percepções, deformadas pela força do karma só são verdadeiras para os seres que possuem um karma semelhante e, portanto têm apenas um valor relativo.
Mas, essas percepções não são falsas, aquilo que vemos não é uma miragem no deserto. Para quem as vê e sente, essas percepções são tão reais como o sonho de alguém que dorme.
As mesmas percepções partilhadas por pessoas de níveis diferentes não lhes confere um caráter objetivo de realidade. As percepções, deformadas pela força do karma só são verdadeiras para os seres que possuem um karma semelhante e, portanto têm apenas um valor relativo.
Mas, essas percepções não são falsas, aquilo que vemos não é uma miragem no deserto. Para quem as vê e sente, essas percepções são tão reais como o sonho de alguém que dorme.
O budismo distingue dois níveis de realidade, a provisória
ou relativa e a absoluta ou definitiva. A realidade absoluta é a visão direta
da natureza. É o aqui-e-agora. A verdade relativa, por seu lado, é
compreensível pelo intelecto, mas é "provisória" no sentido em que é
apenas uma aproximação, apenas um retrato distorcido, assemelhado da realidade.
A primeira compreensão dos seis mundos consiste em vê-los
como mundos não visíveis existindo simultaneamente. Os seres renascem nesses
mundos em razão de sua herança kármica e das suas afinidades com os outros
seres que lá vivem.
O segundo entendimento consiste em associar os seis mundos com as tendências psicológicas dominantes dos seres humanos e a diversidade das circunstâncias da sua vida.
O segundo entendimento consiste em associar os seis mundos com as tendências psicológicas dominantes dos seres humanos e a diversidade das circunstâncias da sua vida.
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