Saudações:

Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Parte 6.

Essas são minhas considerações pessoais (Não representa obrigatoriamente o pensamento da Soto Zen Shu).

Como todos os sutras, o Kannon Gyo se divide em duas partes.
Primeiro um texto, com um conteúdo mais lógico, racional, conceitual e depois um poema que repete o mesmo que o texto, porém de forma resumida, poética e recitativa.
O Sutra de Lótus da lei Maravilhosa relata o sermão do Budha realizado no Monte Gridhrakuta, para milhares de pessoas.
O texto do capítulo XXV do sutra começa com o Bodisatva da Intenção Inesgotável (Akshayamati).
Ele levanta-se do seu lugar, descobre o ombro direito, junta as palmas das mãos e, fitando o Budha, ele pergunta:
Akshayamati é o Bodisatva da Intenção Inesgotável, como todo Bodistava ele possui grande compreensão do Dharma. Ora, se possui grande entendimento, nutre pouca ou quase nenhuma dúvida, pois compreende claramente a doutrina do Budha e, naturalmente sabe quem é Kanzeon, então porque fez essa pergunta ao Budha...

Os sutras dizem que existem quatro tipos de pessoas que fazem perguntas.
1- As que nada sabem, mas querem aprender;
2- As que possuem algum conhecimento, mas ainda tem muitas dúvidas;
3- As que possuem outro tipo de entendimento e, estando presas a esse conhecimento não conseguem compreender outros, ficando o tempo todo colocando a prova o professor e aquilo que ele diz;
4- As que compreendem tudo, porém efetuam perguntam para ajudar a compreensão dos que estão escutando a preleção.

Começa o capítulo com o Bodisatva Akshayamati se levantando de seu assento, e fazendo uma pergunta ao Budha. Levantar do assento significa abandonar os pontos de vista pessoais, abandonar o ego, converter-se num copo vazio, pronto para receber em seu interior o ensinamento. Somente assim, a informação pode chegar ao espírito.

Nos mosteiros japoneses é comum efetuar-se sanpai (3 prostações), antes de se fazer uma pergunta. Não devemos fazer uma pergunta ao nosso mestre em voz alta, coçando a cabeça, sentados incorretamente, de forma desrespeitosa, sem fazer Gassho. Somos monges e não mendigos, fazer Gassho e efetuar uma pergunta numa postura de respeito é uma atitude de dignidade, não somente para o mestre, mas para nós mesmos.

O Bodisatva Akshayamati se levanta e pergunta...
A resposta vem imediatamente... “Ouçam!...”diz o Budha.

Quando se faz uma pergunta a alguém. Ex: Como você está! A resposta deve vir assim que a pergunta acabar, não depois de alguns minutos de reflexão. Se deixarmos escapar o momento presente, o aqui-e-agora, se estivermos desatentos o precioso momento, foge. A ação decorrente de uma mente distraída nunca é correta, os erros surgem e a felicidade se transforma em sofrimento.

O texto se desenvolve, apresentando numerosos relatos da força de Kanzeon. Esse Sutra é diferente do Sutra do Coração ou do Sutra do Diamante que são um pouco mais difíceis de compreender. Na leitura desse sutra notamos que o nome kanzeon é repetido várias vezes, fazendo com que sua sonoridade fique ritmada, transformando o sutra numa leitura fácil de ler, gravar e recitar.

Não percam a parte 7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário