Getulio Taigen
O Bushido e o Zen, influenciaram todos os aspectos
da vida japonesa, suas crenças filosóficas e espirituais, sua etiqueta, sua
vida familiar, sua maneira de vestir, de pensar, seu trabalho, seu senso de
estética e sua forma de se divertir.
Essa influência se deve a 4 princípios derivados
dessas artes, chamados de os Quatro G (s).
1- Giri: Significa obrigação, dever.
Esse princípio liga as pessoas a tipos e graus
específicos de obrigações com seus professores, mentores e superiores
hierárquicos. Giri trás um profundo senso de honra e orgulho e, aqueles que
seguem o Giri (professores, mentores e superiores), sacrificam sua vida
pessoal a serviço aos seus subordinados.
Se alguém faz qualquer coisa para você, começa a
carregando uma obrigação ou como se diz no Japão (On). Um ON (dever ou
obrigação) pode ser bom ou mal. Pode ser uma coisa grande ou ate mesmo
insignificante, como um amigo que trás para vc um presente de uma viagem.
Como não deixar de cumprir com todas as suas
obrigações decorrentes da quantidade de On acumulado? Talvez o amigo que lhe
tenha presenteado, nem se lembre mais do ato, então pq se preocupar com isso?
Pq isso o transforma num ser especial, faz com que você transceda os valores
mundanos de ganho e perda.
Assim se comportando, você passa a ser alguém que se
pode confiar, não 99.9% do tempo, mas 100% do tempo.
O conceito de Giri demanda que todas as obrigações
devem ser pagas e, os seus sentimentos pessoais nesta questão são
completamente irrelevantes. Não importa que você não tenha pedido o presente,
talvez nem tenha gostado, mas você acumulou On e o Giri te obriga que essa
obrigação seja correspondida.
Um velho provérbio japonês diz: “A morte é mais leve
que uma pena de pombo, se comparada ao Giri que é mais pesada que uma
montanha”.
Giri faz com que vc cumpra as suas obrigações como
superior hierarquico ou como subalterno, afinal, cada um tem deveres a serem
cumpridos, em funçaõ do cargo, posição etc que ocupa.
2 - Gisei: Significa sacrifício, em favor da
comunidade.
Devemos sempre levar em conta a felicidade e a
tranquilidade do grupo, o ganancioso pensamento individualista, produz muito
sofrimento e dor e, esta dor acabará reverberando em nós mesmo.
A meta é conseguir unificar corpo e mente a tal
ponto que não exista nenhuma diferença entre pensar alguma coisa e coloca-la
Se todos numa comunidade pensarem assim, o trabalho
fica dividido de forma equanime entre todos os membros do grupo, não
exarcebando um em detrimento dos outros, a comunidade cresce, o esforço é
diluido entre os membros e todos podem se beneficiar do esforço coletivo.
Tendo esse conceito em mente, não esperamos que
outro faça aquilo que deve ser efetuado, sem discutir, sem se preocupar se os
outros estão fazendo o que lhes cabe ou não, fazemos o que nos cabe o mais
rápido, melhor e com a melhor perfeição possível.
3- Gamam Kurabe: Significa até a perfeição.
Gamam kurabe é aplicado a qualquer coisa, com o objetivo
de perseverar ate que a maestria seja alcançada e superada. É o pensamento de
nunca deixar de se esforçar para que algo possa ser realizado da forma mais
correta e perfeita possível.
É estar sempre tentando melhorar aquilo que parece
não ser possível melhorar. Um ditado japones diz: "Ki ga susumanai - Meu
espirito nunca esta satisfeito", querendo dizer que sempre podemos fazer
melhor, sempre podemos perseverar para que o trabalho saia mais perfeito e
mais bonito.
No Japão antigo os meninos com idade de 7 anos eram
entregues aos professores e com eles estudavam ate a idade média de 30 anos.
O treinamento mais importantes era o de nunca parar de tentar aumentar e
melhorar suas habilidades e nunca se sentirem satisfeitos com o grau que houvessem
alcançado.
3- Ganbaru: Significa, segurar-se, manter-se firme,
continuar tentando, não desistir.
No idioma japones existem palavras, que bem
explicitam esse assunto, tais como: ganbarimasu - eu não desistirei,
ganbarimashou - nós não vamos desistir, ganbate imasu - continue tentando,
não esmoreça.
Um ditado japones: "Não se faz uma espada
acariciando um pedaço de ferro"
É comum praticantes de Zen desistirem depois de um
certo tempo de prática, achando que o esforço não vale a pena, que o caminho é
muito íngreme, que os resultados são muito pequenos etc. mas o valor do
sucesso depende em muito de seu esforço em alcança-lo, desistir frente a qualquer
dificuldade, não constrói um caráter inamovivel, inabalável.
Não se pratica o Zen para se chegar em algum lugar
ou atingir algum estado mental específico, quando se pratica o Zen, já alcançamos
esse estado mental.
A capacidade de manter-se firme mesmo perante as
maiores dificuldades nos capacita a superar todas as dificuldades, sejam elas
quais forem e, encontra paralelo na cultura ocidental, conforme se pode
observar no poema de Rudyard Kipling.
" Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste. E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas, e
refazê-las com o bem pouco que te reste.
Se és capaz de arriscar numa única parada, tudo
quanto ganhaste em toda a tua vida. E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado, tornar ao ponto de partida.
De forçar coração, nervos, músculos, tudo, a dar
seja o que for que neles ainda existe. E a persistir assim quando, exausto, contudo, resta
a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!"
Que esse texto possa ser para o benefício de todos
Gassho
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Saudações:
Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.
sábado, 1 de outubro de 2011
Os quatro "G"s - Giri, Gisei, Gamam e Ganbaru.
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