Saudações:

Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sutra do Coração - parte 7

Sutra do Coração
Parte 7


Entretanto essa prática não é das mais fáceis, manter silêncio mental pode ser muito difícil para não dizer traumatizante.

Numa corrida de maratona, em certo momento chega-se a um ponto que parece impossível prosseguir, não se consegue mais respirar, o corpo todo dói, o cansaço é descomunal, parece que não conseguiremos dar mais nenhum passo que dirá chegar até o final da corrida, isto é chamado pelos especialistas de “dead point”, é o ponto da morte, o ponto que poucos conseguem ultrapassar. Tem que haver muita força de vontade, muito sacrifício, muita determinação para consegui-lo. Depois de ultrapassado esse limite tudo fica mais fácil.

Num Sesshin (retiro de meditação intensiva) acontece à mesma coisa, o tempo todo são dores nos joelhos, nas costas, a cabeça girando com todos aqueles pensamentos desordenados. Os poucos que conseguem suportar, que conseguem manter o sagrado silêncio, que conseguem “estar” com as dores e com o cansaço, que não desejam estar em nenhum outro lugar, que conseguem abandonar corpo e mente. Os poucos escolhidos, que conseguem transcender a inércia e a apatia comportamental experimentam uma beatitude indescritível

Quando se compreende a “idéia” do Sutra, quando percebemos que a noção de certo e errado, puro e impuro, agradável e desagradável é pessoal, quando entendemos que tudo depende de nosso ponto de vista, de nossos conceitos, da distância que nos encontramos do objeto ou fato observado, do dia, da hora, de nossas necessidades momentâneas etc, temos a Sabedoria Completa, recebemos o “Shoboguenzo – O Verdadeiro Olho do Dharma”. Deste dia em diante olhamos as coisas, fatos e fenômenos como eles realmente são, não mais através das lentes sujas e opacas da ignorância e da ilusão.

O coração e a mente não possuem mais obstáculos, sejam eles conceituais, filosóficos, teológicos, morais ou emocionais. Se não possuem mais obstáculos não sabem mais o que significa o medo.

Isto é o Nirvana.

“Todos os Budhas dos três mundos devido à sabedoria completa obtém Anokutara San Myaku San Bodai. Saiba que sabedoria completa é expressão de grande divindade, expressão de grande claridade, expressão insuperável, expressão inigualável, com capacidade de remover todo o sofrimento. Isto é verdade não é mentira! Assim, invoque e expresse a sabedoria completa, invoque e repita: Gya-tei Gya-tei Ha-ra Gya-tei Hara So Gya-tei Bo-ji-sowa-ka. Sutra do Coração da Grande Sabedoria Completa”.
A perfeita compreensão do Sutra é a mais alta e perfeita sabedoria. Todos os Budhas dos três mundos i.e. todos os Budhas do passado do presente e do futuro obtiveram e obterão essa sabedoria, esse Samadhi que é o mais elevado, esse Satori que é o mais completo e duradouro (Anokutara San Myaku San Bodai – Iluminação completa e perfeita).

O Sutra demonstra claramente que através do seu entendimento pode-se exorcizar os monstros da ilusão da ignorância e do sofrimento, alcançando a paz profunda e derradeira, por isso ele é um Mantra (palavra sagrada) de grande divindade.

É expressão de grande claridade, pois pode iluminar o obscurecimento mental, clarear as trevas do fanatismo e o obscurantismo do misticismo. A “grande sabedoria” é chamada de Mantra para demonstrar a velocidade de sua eficiência quase que sobrenatural.

Esse Mantra é como uma senha que desvenda todos os segredos do mundo, como uma chave que abre todos os cadeados, como uma palavra secreta que assegura a vitória em todos os campos do conhecimento.

Esse Mantra é chamado de expressão insuperável, expressão inigualável porque não existe nada em qualquer dos níveis de existência que possa superá-la, que tenham a capacidade de remover todos os obstáculos.

Quando o Sutra diz: “Isto é verdade não é mentira”, o faz porque tem a mais absoluta certeza de não estar enganado, de que as palavras constantes do Sutra são verdadeiras, de modo que todos devem confiar totalmente nelas. Não devem, nem precisam cultivar nenhum suspeita, mas sim praticá-las diariamente.

A repetição sistemática desse Sutra assegura com eficácia comprovada que seu praticante ultrapasse a margem da ilusão e da ignorância para a da perfeição da sabedoria, para paz mental e de espírito, para o Nirvana, através do descarte de todo o sofrimento, de toda discriminação, de toda a conceituação e, de toda interpretação incorreta acerca dos fenômenos.

O Sutra deixa claro que não há necessidade de se recorrer a nenhum outro método, a nenhum outro sistema, a nenhuma outra prática, que o entendimento do Sutra é o suficiente para nos levar para a outra margem. A margem da sabedoria.

O Sutra é como a luz de uma lamparina que nos guia pela noite escura cheia de buracos e perigos.

Repita o Mantra que diz: (Gya-tei Gya-tei Ha-ra Gya-tei Hara So Gya-tei Bo-ji-sowa-ka) Vá (tendo ido) , vá (tendo ido) em segurança para a outra margem, que é a Perfeição da Sabedoria Completa. Que assim seja.

Assim termina o Sutra do Coração da Grande sabedoria Completa. E, também minhas considerações.

Com a débil esperança de que este ensaio possa aumentar o conhecimento sobre o Sutra Maka Hanya Haramita Shingyo.


Gassho
Getulio Taigen

3 comentários:

  1. Muito obrigado pela explicação do sutra do coração. Li o texto todo e foi muito proveitoso para mim. Consegui aprender bastante. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Espero que tenha sido proveitoso.
    Estou escrevendo agora sobre o Sutra de Kanzeon, assim que acabar eu postarei aqui.
    Gassho.

    ResponderExcluir
  3. Ótima explanação sobre o Sutra do Coração. Lido relido e compreendido em grande parte. Muitas vezes, em muitas questões, de entendimento inalcançável. O que considero que devo estudar, ouvir, guardar e principalmente praticar o zazen para buscar maior compreensão de tudo que o Sutra diz e o Mestre Taigen comenta.

    ResponderExcluir